sábado, 5 de fevereiro de 2011

Descoberto método para a capa de invisibilidade


Com um cristal de 20 metros de comprimento é possível esconder um cachorro de grande porte
Pesquisadores da Universidade de Birmingham elaboraram um método para criar o que eles chamam de "capa de invisibilidade", de acordo com notícia divulgada pelo The Guardian. Segundo a reportagem, objetos vistos através de um pedaço de calcita podem desaparecer, graças às propriedades naturais do mineral.

O cristal, com tamanho de um peso de papel, pode fazer apenas coisas pequenas desaparecerem, como um alfinete, por exemplo. "Um cristal maior, de 20 pés de comprimento (6 metros) e 6 pés de espessura (1,8 metro), poderia esconder um cachorro grande", disse Shuang Zhang, principal pesquisador do projeto ao The Guardian.

Por enquanto, não há como desenvolver um sistema parecido com o da capa da invisibilidade que aparece no filme Harry Potter, uma vez que o método recém-descoberto exige uma superfície para funcionar. Outra desvantagem é que a calcita só funciona quando a luz é polarizada num plano particular, ou seja, os objetos só desaparecem completamente quando vistos através de um filtro.

A premissa dessa capa de invisibilidade é parecida com a apresentada pela Singapore-MIT Alliance for Research and Technology (Aliança para Pesquisas e Tecnologia do MIT de Singapura) no ano passado, só que não utiliza filtros e deixa objetos invisíveis apenas em dois lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário