segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Brasil foi cúmplice da Rede Globo


Nesses últimos tempos assistimos de camarote todos os detalhes sobre a venda dos direitos de transmissão para os anos de 2012 a 2014 do Campeonato Brasileiro de Futebol. O que era pra ser um leilão como outro qualquer, virou o retrato mais cruel da falta de vergonha do brasileiro. Um país de mãos atadas e boca amordaçada. Conformado e decepcionado. Uma história que se repetia.
O que a Globo sempre obteve com moleza, virou motivo de preocupação quando a Rede Record decidiu brigar pelos direitos de transmissão do torneio. Até aí tudo bem, cada uma que oferecesse seu lance, no final ganharia o mais alto. Em uma conversa limpa e justa é isso que acontece, mas só em uma conversa limpa e justa.
O Brasil foi pego não de surpresa, mas desprevenido, pelo boicote que a Rede Globo deu em toda a plateia; e nos adversários também. A emissora decidiu negociar com os próprios clubes e, obviamente, ganhou. Pra quem não sabe, monopólio ou oligopólio é crime no Brasil e o que a Globo está fazendo é ilegal, mas como todo boicote, está nas brechas da nossa constituição. A Rede TV! ainda está tentando, junto ao Cade, conseguir reverter o quadro, ainda que possa parecer impossível. E sabe o porquê? Porque é a Globo que está na jogada e episódios como este não são novidades aqui no Brasil.
A cena é: 2011, o caso de Realengo. A Band, por meio do jornalista Boris Casoy, acusou a polícia de dar exclusividade a Globo, na divulgação do vídeo do assassino. Próxima cena: 2010, técnico Dunga. O ex-comandante da seleção brasileira disse que não concordava em dar entrevistas apenas para a rede de televisão da família Marinho, foi duramente criticado por isso nos programas da casa e por comentaristas da emissora. E houve milhares de outras cenas do tipo.
A verdade mesmo é que, apesar do assunto parecer clichê, é sério e precisa ser discutido, ainda que pela milésima vez. O martelo foi batido e nada mudará o rumo da história. O Brasil engoliu a seco a decisão dos clubes de futebol de acertar com a emissora carioca, ainda que não houvesse opções. A Rede Record até que tentou lutar, mas recuou. A Rede TV! foi um pouco mais longe, porem percebeu que os prejuízos seriam muito grandes e arriscar não era uma boa ideia. O brasileiro ficou estático, boquiaberto, frio e decepcionado. Quem não briga por justiça, não pode gritar por ela.
Mas o engraçado mesmo é que a emissora carioca não aplicou o mesmo golpe durante a briga dos direitos de transmissão das Olimpíadas de 2012 que a Record venceu.
Eu sei por que, você sabe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário