domingo, 15 de maio de 2011

A Fazenda - A roça ainda é o principal medo da concorrência


Faltando pouco para a estreia da quarta edição de “A Fazenda”, os bastidores da televisão não são os mesmos. Muito suspense gira em torno dos nomes que farão parte do elenco que ficará confinado na fazenda da Record. Entretanto passadas três edições do reality, é possível fazer uma análise mais criteriosa quanto às expectativas desse produto que já deu tão certo na tela da emissora.
O primeiro quesito é a qualidade dos participantes. Muitos julgam a Record errada por não colocar pessoas realmente famosas, como anunciavam as primeiras chamadas do programa. Mas o segredo é, de fato, misturar o exotismo, temperamentos explosivos, mulheres gostosas e figuras decadentes e melancólicas numa mesma receita. Pois sub-celebridades não tem receio de manchar as suas imagens, já que tudo que vier é lucro. São pessoas que, geralmente, estão acostumadas a lidar com fofocas, brigas e confusões. É isso que faz de A Fazenda algo especial para a Record.
Um dos graves defeitos das edições passadas do programa era o de som e imagem, notavelmente precários. Com o tempo a Record aperfeiçoou o serviço e já nesta edição teremos um reality todo em HD. Num golpe de mestre, a emissora disponibilizou o reality ao vivo para quem fizesse um e-mail no Portal R7, o resultado foi impressionante: sete mil novos endereços eletrônicos por hora e mais de 1 milhão ao todo. Outra melhoria foi a do apresentador Brito Jr., que, antes inseguro e sem graça, hoje passa mais credibilidade e amadurecimento ao público.
É necessário repetir que “A Fazenda” é o produto que mais lucra e dá audiência para a Record, por isso o canal deve ter todos os cuidados redobrados para não fazer o que é comum dentro da emissora: estragar o que mais rende. A estreia da primeira edição marcou 16 pontos de média e a 2ª garantiu 19. Enquanto o primeiro dia de “A Fazenda 3” marcou 22 pontos no Ibope, a final do BBB 11 ficou com 29 de média. Ou seja, a disparidade já não é tanta. O que falta para a Record é desvencilhar “A Fazenda” de “Big Brother”. Esquecer ataques e provocações, para não correr o risco de haver comparação.
Pra concorrência “A Fazenda” é um terrível monstro: ficou incontáveis vezes no primeiro lugar absoluto, vencendo realitys, programas, filmes e séries da Globo. A 3ª edição está chegando, e a pergunta é: a concorrência vai pra roça?

Nenhum comentário:

Postar um comentário