quarta-feira, 13 de abril de 2011

Gesiel Ezio: Qual o Futuro da Record e do SBT?

http://www.abac.org.br/novo/banco_arquivos/consorcio_midia/%7B60DB35FA-B674-4C4D-BC7A-03925E42F270%7D_record.jpg

Qual o Futuro da Tv Record?

A Record é uma emissora de um grande passado. Nos anos 50 e 60 revolucionou a TV com as primeiras transmissões esportivas ao vivo, os festivais que revelaram grandes artistas e os programas musicais que arrastavam milhares de fãs aos teatros da emissora. Depois, nos anos 70, deu ênfase ao jornalismo e, desta época, lembro do “Jornal da Tosse” da hora do almoço, que assistia ao lado de minha mãe. Nas lembranças estão o “Homem do Sapato Branco”, “Sala Especial” (que todo moleque assistia e, se comparado com os dias atuais, não tem nada de picante), “Dercy aos Domingos” e “A Mulher dá o Recado”. Impossível esquecer o revolucionário “Perdidos na Noite”, com os avisos de Fausto Silva sobre o fim da fita. De sua inauguração aos dias atuais, a Record passou por inúmeros formatos e crises. Durante muito tempo a emissora teve um ar de passado. Recentemente, num primeiro momento, apostou em numa linguagem popular com Ratinho, Ana Maria Braga e Fábio Júnior, mas desistiu dessa imagem e buscou outro caminho. Logo depois, investiu em Gilberto Barros, Sônia Abrão e Raul Gil, comunicadores com grande apelo junto ao público. Algum tempo depois, outra reforma e surge uma “programação espelho” da Globo. Os números mostram que a estratégia, nesse primeiro momento, conquistou audiência e aumentou o faturamento da Record. Será que desta vez o projeto está consolidado? Será que não vai aparecer alguém e mudar o caminho traçado? Qual o futuro da emissora que tem um dos passados mais brilhantes de nossa comunicação?

SBT e Record: futuro indeciso

Muito provavelmente nem o próprio Silvio Santos tem alguma certeza no que vai dar este seu ataque à Record, tirando artistas, o diretor artístico e um autor de novelas da concorrente.
É bom usar de certa cautela nesse instante, porque independentemente da forma como o dinheiro entra no caixa ou da situação financeira de ambas, na Record tudo parece mais fácil.
Ela agora possui poder de escolha na aquisição de novos formatos, algo que não acontecia no passado, e entrada facilitada nas principais distribuidoras. É a segunda palavra na compra dos grandes produtos. Antes todos perguntavam o que a Globo queria, em seguida, ao SBT e, por último, a todas as outras. Hoje deixou de ser assim. A Record, já de algum tempo, tem tapete vermelho nas feiras internacionais. Está aí o caso de “Ídolos”, formato que ela conseguiu tirar do SBT.
Saberemos se a estratégia foi boa dentro de 4 ou 5 meses, analisando os rendimentos de cada uma e os seus resultados de audiência e faturamento. Por enquanto, foram muitos tiros, mas todos no escuro, sem a certeza de que pelo menos um atingirá o alvo.

O que a Tv Record precisa é criar mais, sua grade é identica com a Globo, isso é inteligência?
Com certeza não, mais o caminho que a emissora tanto sonha será cada vez mais longe da liderança, pois só sabe copiar e desrespeitar o telespectador.
Outra coisa é gastar dinheiro para tirar artistas da concorrência, e no que adianta?
O resultado disso é o fracasso de Gugu e de Ana Paula Padrão, que invès de ajudar o crescimento da emissora, afundou mais ainda.
O futuro da Tv Record é incerto, sua única esperança de alcançar um dia a Globo é não copiar e sim criar, esta emissora precisa ter identidade própria para seguir um novo caminho, o alge do sucesso.
Já o SBT ainda tem esperança de um dia voltar a ser vice -líder,porém precisa pensa,repensar para assim voltar a conquistar seu publico perdido por fazer troca a troca em sua programação.

TEXTO DE - GESIEL EZIO DOS SANTOS JUNIOR

PARA – O CANAL TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário